Aconteceu na História: 11 de setembro 1973
Aconteceu na História: 11 de setembro 1973 um grupo de oficiais extremistas com o apoio e financiamento da CIA USA explodiram o Palácio de La Moneda dando início há umas das mais sangrentas ditaduras. Salvador Allende, socialista, eleito democraticamente e com forte apoio popular, principalmente dos mais pobres cometou suicídio logo após a invasão. Mesmo com perícia afirmando suicídio a partir de uma AK47 sustenta se a teoria que foi assassinado, ou obrigado a alguma manobra que fizesse parecer suicídio. O general Augusto Pinochet se declarava presidente. De 1973 a 1990 foram 40 mil mortos e 200 mil torturados e ou enviados ao exílio.
Escondido sobre as saias de Margareth Tacher em Londres Pinochet conseguiu protelar sua condenação. Mas um juíz espanhol Baltazar Gazón lutou bravamente nos tribunais internacionais pela condenação por crimes contra a humanidade pelos cidadãos espanhóis mortos e torturados pelo regime no Chile. Baltazar Gazón pediu a prisão e extradição do ex ditador à policia internacional logrando exito em 1998. O juíz Juan Guzman também consegui reunir diversas acusações mas em 2006 Pinochet faleceu sem ser condenado pelas provas Guzman.
Mesmo não ficando preso por muitos anos foi um marco para o direito universal. E para a legislação mundial em matéria de crimes contra a humanidade.
#direito #historia #ditadurachilena #salvadorallende #biografias #baltazargazon #juanguzman #americalatina #historiadaamericalatina #direitointernacional
Comentários
Postar um comentário