Série Biografias: Barão do Rio Branco - Em 20 de abril comemora-se o Dia do Diplomata

Série Biografias: Barão do Rio Branco - Em 20 de abril comemora-se o Dia do Diplomata. O decreto 66.217, de 17 de fevereiro de 1970, é uma homenagem ao nascimento do patrono da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos Junior (1845-1912), o Barão do Rio Branco. Seu pai Visconde do Rio Branco bem como o barão serviram ao Império do Brasil e José Paranhos notável saber do direito, comércio e cultura continuou servindo a República na pasta Negócios Estrangeiros sendo o mais relevante dos chanceleres. Com sua prodigiosa inteligencia conseguiu delimitar as disputadas fronteiras brasileiras recorrendo seu prestigio ao arbítrio internacional. Negociou a aquisição do Acre, evitou a internacionalização do Rio Amazonas e logrou diversos êxitos e avanços no campo do comércio exterior, da legislação internacional e  no destaque do Brasil no cenário internacional.

Patrono do Itamaray, a escola de formação leva seu nome Instituto Rio Branco. O nosso Barão do Rio Branco é personalidade da História brasileira, admirado, reconhecido e estudado até nos dias de hoje mundialmente. 

Atualmente vem sendo atribuído a criação do " 1 minuto de silencio" à morte do Barão a criação por parte de chefes das Câmaras portuguesas e chefes de Estado para homenagea lo, e que hoje é um tipo muito comum em todo o mundo o 1 minuto como tributo póstumo.O que ainda requer pesquisa de minha parte ou provas publicadas. 

#itamaraty #institutoriobranco #foreignrelations #baraodoriobranco #historia #historiadobrasil #historiadasrelacoesinternacionais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maurice(1987) análise de filme

Finados: A Viagem Grande - Perspectiva indigena

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) de Glauber Rocha por Mauriti Cunha