Judeus exilados do Brasil fundaram a bolsa de valores de NY - Viagem na História
Viagem na História: Judeus exilados do Brasil fundaram a bolsa de valores de NY
Você sabia?
De 1630 a 1644 Pernambuco foi governado pelo conde Maurits von Nassau representando a Cia das Índias Ocidentais uma S/A de capital misto público e privado, com aval e financiamento da coroa Holandes. Acontece que nesse periodo o conde Nassau aceitou e incentivou a vinda de judeus, protestantes coisa que não era permitido no Brasil portugues com certeza de ser extraditado e entregue a Santa Inquisição. Pois bem o governador do Pernambuco Holandes trouxe artistas, engenheiros, arquitetos, comerciantes, intelectuais para o Brasil sendo tolerante a diversidade e gerando é claro uma confusão com Olinda e os senhores de engenho descendentes de portugueses.
Mas o fato é que quando Maurits foi demitido do cargo de governador foram expulsos também os judeus que haviam fomentado um pugente comércio e tbm a prática de empréstimos a juros (o que era proibido pela igreja católica embora haja provas que diversas ordens da mesma faziam empréstimos a juro e financiassem fazendeiros).
A primeira sinagoga do Brasil e da America Latina foi fundada em 1636 em Recife.
Perseguidos, passaram fome, alguns foram mortos, outros fugiram e esconderam se em quilombos, e 23 deles embarcaram em uma nau rumo a Nova Amsterdan. No caminho sofreram saque de piratas, naufrágio, chegaram ao Haiti onde havia a Inquisição mas conseguiram sair ilesos. Já com pouco recurso embarcados num navio frances chegaram a NY e muitos tiver que prestar trabalho forçado para pagar a viagem.
E foram esses 23 que chegaram no dia 7 de setembro de 1654 os fundadores da maior bolsa de valores do planeta a Nasdaq e os compradores da ilha de Manhathan há 366 anos.
Gostou? Quer saber mais sobre o assunto? Siga a page!
Fonte: Museu da História Judaica de Recife fundado pela antropologa e sociologa Tania Kaufmann (irmã da escritora Clarice Lispector).
E, Isto é Dinheiro.
#economia #finanças #bolsadevalores #nasdaq #judeus #pernambuco #historiadobrasil #dinheiro
Comentários
Postar um comentário